Matemática

Da prospecção de petróleo, usinas hidrelétricas a áreas como marketing, o profissional graduado em matemática tem um amplo campo de atuação, além da docência. Saiba mais e explore as diversas possibilidades que este curso pode oferecer para sua vida profissional.

O Curso

A Universidade de Brasília oferece o curso de matemática em dois turnos, diurno e noturno.

 

Matemática Diurno

O curso de Matemática diurno (141) é , presencial e possui duas habilitações. A primeira confere grau de Licenciado (1325). Para graduar-se nesta habilitação, o aluno pode permanecer de 6 a 14 semestres na Universidade a fim de cursar 188 créditos. Já a segunda confere grau de Bacharel (1341). Para graduar-se nesta habilitação, o aluno pode permanecer o mesmo intervalo de semestres da Licenciatura, porém cursa 168 créditos. Atualmente são oferecidas 36 vagas para as duas habilitações.

 

Matemática Noturno

O curso de Matemática (752) é noturno, presencial e possui apenas uma habilitação (1368), que confere o grau de Licenciado. Para graduar-se neste curso, o aluno pode permanecer de 7 a 14 semestres na Universidade a fim de cursar 188 créditos.  Atualmente são oferecidas 32 vagas para habilitação em licenciatura no curso de Matemática noturno.

 

Avaliação do MEC

Em recente avaliação feita pelo MEC os nossos cursos de graduação obtiveram conceito A. Esses cursos contam hoje com cerca de 500 alunos regularmente matriculados, sendo que o departamento oferece anualmente um total de aproximadamente 7000 matrículas em disciplinas de graduação para os mais diversos cursos da UnB.

 

O Mercado de Trabalho

Segundo o Guia do Estudante, as principais áreas de atuação profissional do matemático são:

  • Análise numérica: traduzir modelos matemáticos para a linguagem de computadores;
  • Ensino: lecionar nos ensinos Fundamental e Médio. Para dar aulas no Ensino Superior, é preciso fazer uma pós-graduação.
  • Modelagem: construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com físicos, químicos e engenheiros. O trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa.
  • Matemática industrial: atuar com as questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção e o desempenho dos funcionários.
  • Matemática computacional: desenvolver tecnologias e projetos para empresas.
  • Matemática aplicada: aplicar técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais na solução de problemas em áreas variadas do conhecimento.
  • Matemática empresarial: trabalhar com ferramentas matemáticas e técnicas de gestão para solucionar problemas relacionados às finanças, ao marketing e à logística.

Ainda de acordo com o Guia supracitado, “tradicionalmente, o maior mercado é o da docência, para os licenciados atuarem em escolas de Ensino Fundamental e Médio, além da administração escolar. Este é um mercado aquecido, pois o déficit de professores da área das Ciências Exatas é grande. Bacharéis, principalmente os que têm mestrado e doutorado, são contratados pelas universidades para ensino e pesquisa. Também podem atuar em instituições financeiras e em empresas de diversos setores que façam uso de modelagem matemática – por exemplo, em companhias de logística, para lidar com cálculos que envolvem o transporte de mercadorias. Ganham importância nas corporações especialistas em gerenciamento de dados (big data) e modelagem matemática, capazes de desenvolver algoritmos para melhorar o desempenho do negócio”.

 

Vida Acadêmica

Concomitantemente à atuação profissional, o graduado em Matemática pode aprofundar seus conhecimentos e seguir com estudos em nível de pós-graduação, obtendo os títulos de mestre e/ou de doutor, o que abre portas para ser pesquisador da área estudada, professor em universidades públicas e privadas ou profissional de ponta em determinado âmbito do conhecimento, tornando-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Share on LinkedInPin on Pinterest
3 de janeiro de 2017 Escritor

Fontes: Departamento de Matemática da UnB, SIGRA, Matrículaweb e Guia do Estudante 2016

Página do Curso

Saiba mais visitando a página do curso

Bacharelado em Matemática