A Matemática está em tudo

A exposição “A Matemática está em tudo” no Distrito Federal e entorno teve como objetivo promover o pensar e o fazer matemática de maneira investigativa, criativa e interdisciplinar

O projeto trabalha com estudantes da Educação Básica ao Ensino Superior de Escolas e Instituições Públicas e Particulares do Distrito Federal e entorno, por meio de experiências matemáticas, científicas e tecnológicas. Desse modo, foram ofertadas aos visitantes diversas experiências que tiveram o intuito de promover a interação de crianças, adolescentes, jovens e adultos com conceitos/situações/fenômenos matemáticos, computacionais e estatísticos que têm a matemática como elemento base.

As experiências foram organizadas em stands preparados de acordo com as necessidades de cada experiência. Estas foram ofertadas por docentes e discentes dos três departamentos que compõem o Instituto de Exatas da Universidade de Brasília, quais sejam: Departamento de Matemática, Departamento de Ciência da Computação e Departamento de Estatística; bem como pelos parceiros Instituto Federal de Brasília, Campus Estrutural também pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDF).

Os resultados mostram que a exposição alcançou seus objetivos, pois divulgou a Matemática junto ao público visitante; ampliou a cultura da iniciação científica entre crianças, adolescentes, jovens e adultos do Distrito Federal e entorno; além de representar um espaço formativo para os professores e futuros professores que ensinam matemática, computação e estatística no Distrito Federal e entorno, na medida em que integrou todos os visitantes em atividades científicas. Ademais, a exposição integrou e fortaleceu os laços entre a instituição promotora e as instituições colaboradoras que, juntas, ofereceram essa oportunidade de difusão da Matemática no Distrito Federal e entorno.

Destacam-se a participação de docentes dos três departamentos do Instituto de Ciências Exatas na comissão organizadora do evento e na oferta de experiências que encantaram o público visitante; a participação de estudantes da licenciatura em matemática como expositores; a expressiva presença de estudantes dos cursos de graduação do IE (licenciaturas e bacharelados) como monitores, visitantes e participantes nos eventos.

Confiram algumas fotos do evento:

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Share on LinkedInPin on Pinterest