Licenciatura em Computação

A computação faz parte do contexto de diversos setores da sociedade. O trabalho do profisional educador de computação é essencial tanto em escolas quanto em grandes coorporações. O curso apresenta uma proposta de formação que integra as áreas de educação e computação.

O curso

O curso de Computação (906) é noturno, presencial e possui uma habilitação (1899), que confere o grau de Licenciado. Para graduar-se neste curso, o aluno pode permanecer de 9 a 16 semestres na Universidade a fim de cursar 180 créditos.

O Mercado de Trabalho

Este curso tem por objetivo formar educadores para o ensino de computação e da informática em:

  • Escolas da rede pública e particular dos ensinos fundamental e médio;
  • Institutos de educação profissional, com vistas a qualificar trabalhadores em suas mais diversas áreas de atuação;
  • Empresas.

Dessa forma, esta graduação visa a atender à necessidade imediata de informatização e de absorção dos avanços dessa área nos diversos setores da sociedade. Para isso, oferece disciplinas que integram as áreas de computação e educação.

Segundo o Guia do Estudante, as principais áreas de atuação profissional da área de Computação são:

  • Consultoria: orientar empresas e escolas na implantação de projetos pedagógicos para cursos de informática.
  • Desenvolvimento de softwares: projetar e desenvolver programas educacionais. c) Ensino
  • Treinamento: capacitar equipes para o uso de softwares.

Ainda de acordo com o Guia supracitado, “o ensino de computação não é obrigatório nas instituições de ensino formal do país. Mas muitas escolas, públicas e particulares, incorporam a disciplina no currículo, seja como matéria obrigatória, seja como curso extracurricular. O interesse cria uma demanda por profissionais que dominem tanto as ferramentas da computação quanto as práticas pedagógicas. Existe outra área crescendo bastante: aulas de informática para a terceira idade. Há oportunidades ainda no mercado corporativo, no desenvolvimento de aplicativos e softwares educacionais, manutenção e suporte técnico”.

Vida Acadêmica

Concomitantemente à atuação profissional, o graduado em Computação pode aprofundar seus conhecimentos e seguir com estudos em nível de pós-graduação, obtendo os títulos de mestre e/ou de doutor, o que abre portas para ser pesquisador da área estudada, professor em universidades públicas e privadas ou profissional de ponta em determinado âmbito do conhecimento, tornando-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Share on LinkedInPin on Pinterest
3 de janeiro de 2017 Escritor

Fontes: Departamento de Ciência da Computação da UnB, SIGRA, Matrículaweb e Guia do Estudante 2016

Página do Curso

Saiba mais visitando a página do curso

Licenciatura em Computação