Engenharia da Computação

Tornar a industria competitiva e eficiente proponto soluções inteligentes de sistemas de controle e automação é apenas um dos diversos campos da engenharia mecatrônica. Conheça o curso e outros campos de atuação desta área da engenharia que combina eletrônica, computação e mecânica.

O Curso

O curso de Engenharia da Computação (1341) é regido pela Faculdade de Tecnologia FT e oferecido em consórcio formado pelo Departamento de Engenharia Elétrica ENE e o Departamento de Ciência da Computação CIC. Na modalidade presencial e no turno diurno, o curso possui apenas uma habilitação (1749), que confere o grau de Bacharel . Para graduar-se neste curso, o aluno pode permanecer de 8 a 18 semestres na Universidade a fim de cursar 252 créditos.

O Mercado de Trabalho

Este curso tem como objetivo preparar profissionais para atuarem nas áreas em que os conhecimentos de eletrônica e de computação são essenciais e complementares, como sistemas microprocessados, eletrônica embarcada e redes de comunicação de dados e todos os ambientes relacionados. Oferece uma formação sólida em Matemática e em Física, e nos fundamentos da Engenharia Elétrica e da Computação.

Segundo o Guia do Estudante, as principais áreas de atuação profissional do Engenheiro da Computação são:

  • Automação industrial e robótica: projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas.
  • Desenvolvimento de softwares e aplicativos: criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente. Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas.
  • Fabricação de hardware: projetar e construir computadores e periféricos.
  • Marketing e vendas: planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática.

Suporte: gerenciar redes de computadores em grandes empresas e dar assistência a elas.

Ainda de acordo com o Guia supracitado, “o setor de Tecnologia da Informação continua crescendo, gerando demanda por profissionais capacitados, entre eles o engenheiro da computação. A maior demanda está na área de big data, em que o bacharel desenvolve algoritmos matemáticos para analisar dados e, assim, ajudar a melhorar o desempenho dos negócios. Trabalhar com sistemas embarcados é outra opção para o graduado. Entre os setores que mais demandam novas tecnologias estão o de serviços em geral, aeronáutico, automobilístico, financeiro e de telecomunicações, com destaque para a telefonia celular. O profissional também é requisitado para atuar na área de vendas, comercializando equipamentos de alta tecnologia. A maior oferta de emprego está nas regiões Sul e Sudeste, mas há também outros polos, como o de Recife (PE), nas empresas do Porto Digital”.

Vida Acadêmica

Concomitantemente à atuação profissional, o graduado em Engenharia da Computação pode aprofundar seus conhecimentos e seguir com estudos em nível de pós-graduação, obtendo os títulos de mestre e/ou de doutor, o que abre portas para ser pesquisador da área estudada, professor em universidades públicas e privadas ou profissional de ponta em determinado âmbito do conhecimento, tornando-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Share on LinkedInPin on Pinterest
3 de janeiro de 2017 Escritor

Fontes: Departamento de Ciência da Computação da UnB, SIGRA, Matrículaweb e Guia do Estudante 2016

Página do Curso

Saiba mais visitando a página do curso

Engenharia da Computação