Ciência da Computação

Formar pessoas na excelência do conhecimento científico e tecnológico para torna-las capazes de propor soluções em diferentes áreas aplicadas de forma independente e inovadora, incentivando o empreendedorismo.

O curso

O curso de Ciência da Computação (370) é diurno, presencial e possui uma habilitação (1856), que confere o grau de Bacharel. Para graduar-se neste curso, o aluno pode permanecer de 8 a 14 semestres na Universidade a fim de cursar 214 créditos.

O Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o graduado em ciência da computação é amplo e está em crescimento. De acordo com um estudo encomendado pela CISCO, empresa americana especializada em TI, (Networking Skills in Latin America) o mercado de TI no Brasil crescerá a uma taxa de 3% de 2015 a 2019. Apesar da previsão de queda no deficit de profissionais de 2015 a 2019, o estudo indica que em 2019 haverá um gap de 161.581 FTEs. Sendo que 59% desta demanda ocorrerá em tecnologias emergentes.

Observando esta tendência o profissional pode trabalhar no desenvolvimento de softwares e aplicativos, atuando de forma empreendedora no desenvolvimento, criação e vendas de software e hardware além da criação de novos produtos. O profissional pode atuar no planejamento e implementação de banco de dados e gerenciar infraestruturas de TI, bem como planejar e implementar ações de suporte e manutenção em sistemas de redes e computadores.

Vida Acadêmica

Concomitantemente à atuação profissional, o graduado em Ciência da Computação pode aprofundar seus conhecimentos e seguir com estudos em nível de pós-graduação, obtendo os títulos de mestre e/ou de doutor, o que abre portas para ser pesquisador da área estudada, professor em universidades públicas e privadas ou profissional de ponta em determinado âmbito do conhecimento, tornando-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Share on LinkedInPin on Pinterest
3 de janeiro de 2017 Escritor

Fontes: Departamento de Ciência da Computação da UnB, SIGRA, Matrículaweb e Guia do Estudante 2016

Página do Curso

Saiba mais visitando a página do curso

Bacharelado em Ciência da Computação